quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Solução definitiva!!



Duas implementações de tecnologias parecidas são utilizadas para o aproveitamento da energia solar e a produção de energia renovável, o gerador de energia solar residencial e o aquecedor solar de água. Ambas as tecnologias possuem grande popularidade devido à grande economia que podem trazer a conta de energia elétrica, reduzindo cerca de 20% na conta para o aquecedor de água e em 30% e 70% para o gerador de energia solar. Em conjunto, tais dispositivos produzem energia elétrica renovável, que pode suprir por inteiro toda necessidade de energia elétrica de sua residência.

     E definindo, energia solar é toda a eletricidade que gerada a partir da captura da luz do sol por meio de painéis solares. A solução definitiva para uso domiciliar são as células fotovoltaicas. Estas células fotovoltaicas convertem a luz capturada em eletricidade. A energia solar residencial é muito barata e ótima para o meio ambiente, já que é uma verdadeira fonte de energia limpa. E devido ao fato de ser gerada na fonte consumidora, não requer redes de distribuição, eliminando o desperdicio de energia, que segundo pesquisas no Brasil chega a 15%. Deixaríamos de investir bilhões em sistemas ineficientes e falidos.
Sistema de Energia Solar Residencial

     O sistema de energia solar residencial é basicamente um painel solar, um inversor de corrente e baterias, onde é feita a armazenagem da eletricidade. Depois que as células fotovoltaicas absorvem a luz solar, a eletricidade gerada em forma de corrente contínua pode ser enviada ao dispositivo de armazenagem. Antes da utilização e distribuição pela casa, essa corrente passa através do inversor de corrente, transformando o que antes era corrente contínua em corrente alternada. A corrente alternada então é distribuída através das caixas de distribuição e por toda casa, como a corrente elétrica convencional.

É Necessária a Luz Solar Direta Para a Produção de Energia Solar Residencial?

     Esse é geralmente um conceito mal interpretado de que é necessária a luz solar direta para a produção de energia solar fotovoltaica. A verdade é que a energia solar pode ser produzida mesmo em dias nublados, mas em menores quantidades. Sendo assim, é correto afirmar que o contato não direto da luz do sol também pode gerar energia solar. Quanto maior o brilho do sol, mais energia solar pode ser gerada.
Mas para quem quiser tirar algumas duvidas é só entrar nesse site. Ele da umas dicas sobre angulo de maior produtividade de energia - http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/273/204/
 
Quantidade de Energia Solar Gerada

     A eficiência da fonte de eletricidade de um sistema de energia solar também pode ser sentido na redução de sua conta elétrica todos os meses. Enquanto pode ser difícil produzir energia solar para abastecer uma casa inteira, boa parte das necessidades elétricas de sua casa podem ser supridos com um sistema de energia solar residencial comum.
Energia solar residencial
    Se em algum momento seus painéis solares gerarem mais eletricidade do que você consome, a energia em excesso pode ser armazenada em baterias para ser utilizada em dias nublados. Com as baterias cheias, a energia excedente é enviada à rede pública e ‘vendida’ de volta à fornecedora de energia elétrica. Seu medidor de eletricidade retrocede, e por consequencia a quantidade medida é reduzida. Portanto bem simples o pagamento da energia que a residência envia a rede pública. Obviamente, quando a medição estiver indicando consumo zero, a residência passa a enviar energia de graça pro sistema, o que seria algo bom para a distribuidora de energia e para o meio ambiente. Porque novamente uma quantidade maior de energia deixa de ser produzida. Seria a parte de cada um em beneficio de todos.
Sistema Aquecedor Solar De Água

Sistema de aquecimento solar    O sistema de aquecimento de água foi desenvolvido com o propósito de reduzir o consumo de energia elétrica pelo eletrodoméstico que mais utiliza eletricidade, o chuveiro, e atualmente, essa é a forma mais popular da utilização da energia solar residencial no Brasil. Como o chuveiro representa o maior gasto com energia, para se fazer o aquecimento da água, isso torna o aquecedor solar extremamente viável, pois uma vez que a água já venha previamente aquecida, o chuveiro pode ser desligado.
No evento de o aquecedor solar não ser capaz de aquecer a água até níveis de temperatura adequados ao banho, o chuveiro ainda pode novamente se ligado, para terminar de fazer o aquecimento da água. Assim, sua utilização será feita numa potencia reduzida, em comparação com um banho utilizando apenas o chuveiro elétrico convencional, o que trará economia em eletricidade mesmo nas temperaturas mais frias onde será estritamente necessário o uso do chuveiro elétrico.
 
Benefícios Do Aquecedor Solar

      O maior benefício que muitas vezes passa por despercebido, é que como o aquecimento solar da água é feito com total independência da energia elétrica, você pode desfrutar de banhos quentes mesmo em dias de falta de eletricidade convencional. Sistemas de energia solar residencial trazem diversos benefícios, pois garantem um suprimento de eletricidade ou de calor para aquecer a água independente de qualquer rede de distribuição seja por meio de encanamentos ou fiação elétrica, que não seja a de sua propriedade.

Economize Com a Energia Solar Residencial

     Com os atuais sistemas de energia solar do mercado, é possível economizar de R$ 10,00 a R$ 35,00 reais (e até mais) por cada painel solar instalado em sua residência. Você também pode ter cerca de 20% de redução na sua fatura mensal com um aquecedor solar. É importante lembrar que a eficiência de ambos os sistemas depende da localização e do tipo de célula fotovoltaica utilizadas nos painéis, ou do tipo da placa coletora de calor. É possível alcançar a independência elétrica total com a geração de energia solar residencial. Todavia, com a utilização de apenas 3 ou mais placas (painéis solares) ou um aquecedor solar, você já terá uma boa redução nas contas mensais e ainda terá um sistema de energia de emergência, caso ocorra um problema na rede de distribuição elétrica convencional.


"Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"
 Lavoisier
     Talvez Lavoisier não estivesse tão certo, porque podemos perder sim a Natureza, se não tivemos uma atittude conservadora, respeitando a mesma.
     Você decide o que você quer transformar, o que quer criar e se quer perder algo. Somente você!!!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto 50 telhados

O   Projeto 50 Telhados  foi lançado com o intuito de divulgar a geração distribuída a partir da fonte fotovoltaica. Coordenado pelo Inst...